Rizartrose

É uma artrose da articulação da base do polegar, entre os ossos trapézio que é um osso do carpo (punho) com o primeiro dos ossos do polegar (metacarpo), a forma desta articulação entre estes ossos permite uma ampla mobilidade do polegar, fazendo a pinça com todos os dedos da mão.
O que ocorre é um desgaste da camada de cartilagem que normalmente recobre a extremidade de cada osso e proporciona um deslizamento suave e sem dor entre eles. Este desgaste associado a um afrouxamento ligamentar, causa dor, um aumento de volume na base do polegar, falta de força e evolui com deformidade e diminuição da função

(colocar imagem rizartrose)

A artrite da base do polegar é mais comum entre as mulheres do que os homens, geralmente ocorre após os 45 anos, geralmente relacionados a alterações hormonais. Lesões prévias, tais como fraturas, entorses aumentam as chances de desenvolver este tipo de artrite.
Os primeiros sintomas de artrite da base do polegar são relacionados a atividades que envolvem pinça entre polegar e outros dedos. Estas atividades podem ser  segurar bandeja,  digitar telefones, apertar prendedores, ou chaves.  Atividades pesadas também podem causar dor, bem como variações no clima, tais como umidade e temperatura. Com o aumento do desgaste os sintomas são desencadeados  por atividades menores.  Com  a progressão a articulação se alarga e começa a se deslocar, limitando a mobilidade do polegar.
O diagnóstico deve ser feito através da  história clinica detalhada, com ênfase para o tipo de atividade que realiza e traumas prévios no polegar, que levem a pensar no diagnóstico de rizartrose.  Ao exame físico muitas vezes é notado um aumento de volume da base do polegar, que pode estar com edema ou derrame articular com deslocamento parcial da base do polegar. Ao pressionar o polegar contra sua base e mobilizar o mesmo, causa dor e crepitação pelo atrito de osso contra osso. Numa fase mais tardia existe limitação da mobilidade e diminuição da força de pinça. Nos caso piores o polegar fica  dentro da palma da mão, dificultando a apreensão de objetos maiores.
O tratamento depende do grau de comprometimento da articulação. Podem ser feitos tratamentos sem cirurgia com uso de medicamentos e órteses  que estabilizam a articulação, corrigindo o alinhamento e impedindo o deslocamento da base do polegar. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia.

(colocar imagem de órteses)

Clínica da Mão - 09/07/2017
button
Desde 1995 com pioneirismo e vanguarda. Nossos profissionais tem extensa experiência em alguns dos melhores centros do Brasil, Estados Unidos e Europa.
Você pode entrar em contato pelo formulário, telefone ou veha conhecer a nossa clínica.
Mídias sociais

Rua Soledade, 569/601