História

Desde 1995 com pioneirismo e vanguarda

Ao final dos anos oitenta, a especialidade de CIRURGIA DE MÃO, abrangendo aspectos de várias especialidades (ortopedia/traumatologia, cirurgia plástica, microcirurgia, neurocirurgia, cirurgia vascular) já estava bem consolidada em vários países do mundo e em alguns estados do Brasil (São Paulo, Minas Gerais). Em Porto Alegre / RS esta era ainda uma especialidade pouco estruturada. Para desenvolver com qualidade a Cirurgia da Mão, o primeiro desafio era buscar além-fronteiras as ferramentas, o treinamento e a experiência em centros de treinamento especializados. No retorno, implementar a especialidade num nível técnico-científico comum aos grandes centros mundiais. Além disso, desenvolver no meio médico e também entre os leigos a cultura da importância do especialista no tratamento das patologias da mão.

A CLÍNICA DA MÃO começou com o encontro de três especialistas que vieram de diferentes caminhos trilhados com o objetivo de uma diferenciada formação em Cirurgia da Mão, especialidade até então muito pouco difundida em nosso meio.

 
Dr. Celso Ricardo Folberg concluiu sua formação médica na UFRGS em 1988 e seguiu no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) como residente em Ortopedia e Traumatologia. No 2º ano da residência, foi em busca de um estágio em cirurgia de mão em Indianápolis / EUA, seu primeiro contato com a especialidade. Seu interesse pela Cirurgia da Mão fez com que o Dr. Arnold-Peter Weiss, à época fellow em Indianápolis (e hoje uma das maiores autoridades mundiais na especialidade), o convidasse a ser seu fellow (pós-graduação) em Rhode Island /EUA, para onde iria como professor ao final de seu fellowship. Após concluir o treinamento em cirurgia de mão e microcirurgia na Brown University – Rhode Island / EUA em 1992/93, iniciou as atividades em consultório e cirurgias em Porto Alegre, retornando ao HCPA inicialmente como colaborador e atualmente como contratado na preceptoria da residência em ortopedia.

Dr Milton Bernardes Pignataro, depois de concluída a formação médica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1985, fez sua residência em ortopedia e traumatologia no antigo Hospital Independência. Durante sua formação teve como instrutor o Dr. Ronaldo dos Santos Carneiro, cirurgião de mão treinado nas melhores escolas americanas da especialidade, atualmente radicado nos EUA. Deste contato inicial com a especialidade seguiu-se um fellowship em Cirurgia da Mão e microcirurgia na cidade americana de Louisville, no Kentucky, nos anos de 1989 e 1990, com a equipe do renomado Dr. Harold Kleinert. Ao voltar a Porto Alegre em 1991, iniciou seu trabalho em seu consultório e na preceptoria em Cirurgia da Mão com residentes do Hospital independência. Em 1994 iniciou o trabalho como preceptor da Cirurgia da Mão na residência em ortopedia e traumatologia do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre.

Dr. Paulo Henrique Ruschel formou-se médico pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (antiga Faculdade Católica de Medicina) em 1988, permanecendo junto ao seu hospital-escola, a Santa Casa de Misericórdia, para a residência em Ortopedia e Traumatologia. Ao final da residência, em 1991, já interessado na área de Cirurgia da mão, iniciou treinamento em microcirurgia junto à cirurgia plástica durante o ano de 1992. Em 1993 conheceu o Dr.Ronaldo dos Santos Carneiro, quando em Fort Lauderdale, quem o ensinou os fundamentos da cirurgia da Mão. A formação integral em Cirurgia da Mão deu-se dois anos depois, com um Fellowship nos The Robert Jones and Agnes Hunt Orthopaedic Hospital (Oswestry) e no Royal National Orthopaedic Hospital (Londres), Inglaterra, de junho de 1994 à julho de 1995.No seu retorno foi acolhido no consultório pelos colegas ortopedistas, e no Complexo Hospitalar da Santa Casa, onde permanece até os dias atuais como  preceptor da residência no Grupo de Mão do Serviço de Ortopedia e Traumatologia.

Em 1995, surge a idéia de criar a CLÍNICA DA MÃO no intuito de unir esforços para a formação de um centro de excelência em Cirurgia da Mão, centralizando num só ponto três especialistas com importantes características em comum: formação com densa especialização no exterior, interesse na atuação clínico-cirúrgica e acadêmica, valorização da ética e reputação junto aos colegas e pacientes.

Em 20 de Novembro de 1995, com o grande apoio do Dr. Ronaldo Carneiro, é fundada a Clínica da Mão de Porto Alegre, iniciando o atendimento junto à traumatologia do Hospital Mãe de Deus, sendo posteriormente transferida para o Centro Clínico do Hospital Mãe de Deus. O tempo vai passando e o espaço físico começa a se tornar pequeno. Os atendimentos vão se avolumando, a especialidade de cirurgia de mão vai se tornando mais conhecida tanto no meio médico quanto no leigo. A necessidade de mais espaço para atendimento leva a Clínica da Mão em 1998 a estabelecer parceria com os Ortopedistas Reunidos, estabelecendo sua sede própria no terceiro andar do prédio na esquina das ruas Leopoldo Bier e Princesa Isabel.

Devido a grande demanda existente na época, decidiu-se agregar mais um colega à equipe, sendo o mesmo escolhido pela sua formação e conduta, similar aos tres sócios fundadores da Clínica da Mão.

Dr. Cristian Stein Borges, formou-se em mediciana pela UFRGS, fez sua residência em ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de Porto Alegre quando foi residente dos Drs Paulo Ruschel e Milton Pignataro, posteriormente foi fazer seu Fellowship na Clínica Campbell, em Memphis com o Dr James Calandruccio. Desde o seu retorno o mesmo faz parte do grupo de preceptores do grupo de Cirurgia da Mão da residência de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Porto Alegre. Faz parte do Comite de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.

No ano de 2016, ao completar seus 21 anos, visando melhorar ainda mais a qualidade dos atendimentos, decidiu-se aumentar e diferenciar  a área física, para tal local foi escolhido o Mãe de Deus Center, junto a avenida Carlos  Gomes, com facil acesso, para onde mudou-se em maio de  2017, ocupando meio andar, estando junto à exames de imagens de grande qualidade, exames laboratorias, em um prédio com estrutura diferenciada com conforto e segurança para os pacientes.

Junto com a mudança de endereço, seguindo os padrões modernos mudou seu logotipo e ampliou seu nome para CLÍNICA DA MÃO AO COTOVELO, áreas em que sempre atuaram com atendimento diferenciado.
button
Desde 1995 com pioneirismo e vanguarda. Nossos profissionais tem extensa experiência em alguns dos melhores centros do Brasil, Estados Unidos e Europa.
Você pode entrar em contato pelo formulário, telefone ou veha conhecer a nossa clínica.
Entre em contato
Mídias sociais

Endereço
Rua Soledade, 569/601
Mãe de Deus Center
Porto Alegre - RS
CEP: 90470-340